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To browse Academia. Skip to main content. Log In Sign Up. Download Free PDF. Mylene Mizrahi. Editora 7letras. Catra, compositor e intérprete funk, que a autora, Mylene Mizrahi, tomou como fio de Ariadne a seguir na sua entrada no universo funk. Ao abordar o mundo do funk carioca a partir de um ator-personagem privilegiado, e, como veremos, escolhido a dedo, a autora produz uma reveladora etnobiografia, que mostra como a figura excêntrica e altamente individualizada de Mr.

Vemos aqui como Catra se posiciona de modo polêmico e firme em questões de gênero, raça e política social, propondo uma leitura surpreendente e criativa. Numa só noite Catra e sua equipe, acompanhados da antropóloga, fazem uma costura musical, conectando pontos, fazendo ouvir sua voz nos quatro cantos da Cidade. Esta é mais uma estratégia para produzir o equivoco irônico resultante do encontro entre perspectivas, brilhantemente evo- cado por Mizrahi.

Podemos perguntar: O que acontece quando a elite se olha ou se ouve na voz de um Outro muito próximo, ou um Mesmo muito Outro, que a desafia equivocando-a? A resposta de Catra é que a melhor maneira de fazê-lo é fazendo-a rir de si mesma. A abordagem teórica do universo criativo funk proposta por Mylene Mizrahi é inovadora e equivoca o leitor, como o faz seu interlocutor pri- vilegiado, Mr.

Se Catra debocha, Mizrahi apresenta uma seriedade e desenvoltura teórica raramente encontra- das em trabalhos deste gênero. O contraste surrealista no sentido do efeito cognitivo e estético procurado que resulta do encontro destas duas estratégias complementares de antropologia reversa me parece ser o ponto forte e desafiador deste trabalho.

O efeito estético da festa consiste muito mais em sugerir, provocar e encenar do que mostrar. Daniel Miller, meu supervisor na University College London UCL , foi desde sempre um grande entusiasta e incentivador de meu tema de pesquisa. Sua leitura sagaz de meu material somou definitivamente aos resultados a que cheguei.

Recebi o dom de poder contar com a extrema generosidade, con- fiança e amizade de Wagner Domingues da Costa e Sílvia Regina Alves, o casal Catra. Tive ainda duas grandes parceiras no campo: Cíntia e Thamyris, respectivamente comadre e filha do casal Catra. A elas duas e a Geraldo dedico meu amor e este livro.

O Funk Carioca é um ritmo musical derivado do soul norte-ameri- cano Vianna, , que chegou ao Rio de Janeiro na década de Foi nesse contexto que o encontro com Mr. Considerei aquela uma boa entrada para o tema e o procurei. O que meus dados iniciais mostravam é que o funk era produto do encontro. Decidi perseguir esta hipótese. É dessa perspectiva, desse dinamismo que vemos nas buscas que o artista empreende, que afirmo que mais do que as limitações ao movimento interessou-me explorar seu viés expansivo e criativo.

O estudo da estética funk, como proponho, envolve dois aspectos. O segundo aspecto envolvido consiste em tomar o estudo da estética como relativo à forma, esteja ela no corpo, nas roupas, nos cabelos, nas métricas e nos ritmos musicais. As suas qualidades formais nos interessaram na medida em que nos ajudam a elucidar a lógica estilística. O trabalho de campo ocorreu entre o mês de maio de e trinta de dezembro de , data em que precisou ser interrompido para que no dia seguinte eu me ausentasse do país de modo a realizar doutorado sanduíche no exterior, e foi complementado por incursões menos fre- quentes, feitas após o meu retorno.

A pesquisa empírica foi recortada em três planos diferenciados. Catra e outros profissionais do funk, como DJs e MCs. Os nomes originais dos perso- nagens foram em grande parte mantidos. Contudo, alguns deles foram alterados de modo a proteger suas identidades. O capítulo 1 resulta das primeiras incursões com o cantor Mr. Através de uma etnografia da noite e das performances 6 Ver Facina Catra grava suas produções bem como as de outros artistas. No capítulo 4 jogaremos o foco mais propriamente sobre o artista Mr.

Se naquele vimos como os objetos podem ter seus sentidos manipulados, neste o argumento versa sobre a imprevisibilidade dos eventos e efeitos que eles podem produzir. Alfred Gell, , p. Catra de modo a cumprir sua atribulada agenda profissional.

Catra de sua casa, em Vargem Grande, Zona Oeste da cidade. Fred diz que só falta eles, os milicianos, traficarem, e Mr. É quase veado. Sabe como é? A equipe deste, por sua vez, acompanhou a turnê do Bonde dos Magrinhos, que resultou em quatro shows. Nas noites em que acompanhei Mr.

No pulso direito, o artista traz um relógio e muitas pulseiras. Algumas em metal dourado e outras formadas por contas que, como pequenos terços, reproduzem o mesmo olho protetor. É uma noite fria. Catra veste uma larga calça jeans e uma blusa de mangas longas em meia malha branca, estampada com dizeres em preto.

As roupas usadas por Mr. A Manos tradicionalmente patrocina artistas de hip-hop, e Mr. Continuamos nos deslocando a caminho do show. Com frequência vemos templos evangélicos e eventualmente igrejas católicas. Foi ali que Mr. Deixou o lugar depois que o prefeito lhe deu um prazo de setenta e duas horas para que dali se retirasse.

E ele ri. Entramos no baile. O espaço é amplo e parece recém-construído. Todo o ambiente tem aspecto novo e limpo. O raio laser desce do centro do teto e reproduz sobre o piso e as paredes bonitas e coloridas mandalas de luz. Catra sobe ao palco, mas logo o microfone apresenta defeito. O cantor profere a primeira frase, enquanto a audiência, em res- posta, repete a segunda.

Fez-se silêncio. Passamos por um entroncamento de vielas. Nesse sentido, a escrita expressa mais um modo de, através da forma, de sua grafia, se opor a uma norma oficial, a que rege a língua culta. O próprio Mr. Catra rea- liza o segundo show da noite, que ocorre de modo usual.

Ô, ô, ô, ô, ô Cadê o isqueiro? Ao descer do palco, Mr. Traja calça jeans clara, justa e de cumprimento acima do tornozelo, e em seus pés traz tamancos de salto alto. Tenta encontrar um modo de falar com a moça, que ignora-o, ou parece fazê-lo. Nem o olha. O tom de sua voz é como o de alguém que sente dor. No caminho Mr. Catra e Fred con- versam sobre um amigo comum que recentemente passou a fazer parte do movimento Hare Krishna.

Comentam sobre um amigo policial, que deixou o bairro da Tijuca, na Zona Norte da cidade, pra trabalhar em Nova Iguaçu. Chegamos ao Olimpo e antes de Mr. De acordo com Mr. Após o show, deixamos a Baixada Fluminense, com destino à Zona Oeste da cidade. O grupo, de modo geral, parece preocupado.

Catra e Fred voltam a falar sobre as milícias. Trafegamos ao longo do muro do presídio e Mr. Alguém reage, argumentando lhe parecer um despropósito encontrar harmonia estética na entrada de um presí- dio. Um ambiente leve e kitsch, tomado pelos jovens que por ali circulam. Descemos do carro, mas a noiva do DJ prefere ficar.

Nesse momento Ruan, amigo de Mr. Catra e morador de uma favela na Zona Norte da cidade, se aproxima de mim, perguntando-me o que eu gostaria de fazer. Catra, Edgar e Sabrina. Catra canta nova- mente da mesa de som. Um som de trombetas invade o espaço, acompanhado do ruído do galope de cavalos, produzidos eletronicamente pelo sampler do DJ.

Ah… Vem! Oh, vem, vem, vem Vem, vem, vem Vem, vem, vem Oh, vem, vem, vem Para! Ha ha ha! Vem, vem, vem nhanha Vem, vem, vem Vem, vem, vem Com tudo dentro, hein? Vem, vem, vem Ah

7 Comment

  • GUSS, David. Eu vou mandar King ir se foder. Nunca pertenceu. Mas eu posso cortar a maldita maçaneta. Eu sabia tudo sobre ser um motoqueiro. Um povo próspero é onde todos produzem.
  • Eu sabia que ela iria tentar se afastar a qualquer momento, tentar me impedir. Strathern, , p. Ray se levantou quando o bebê se agitou no monitor. Os objetos participam da vida social, precipitam acontecimentos e refazem constantemente o social e a cultura. Como prova do que fala, ela nos mostra a tranquilidade com que as pessoas se movimentam em frente aos bares localizados abaixo. Por que ele odiava que eu tinha sido ferida.

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