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I Professora da Universidade de Macau. Palavras-chave: Macau - Oriente - mulher - escrava - mestiçagens. In the last decades, interest in the history of Macau has grown but research into it has favored its political, institutional and diplomatic history.

For that reason, it is our objective to study less common topics: populational migrations and social mobility; the woman's social condition and feminine subjugation. We are not only interested in learning their connection regarding Macau to the kingdom of Portugal, but also their connection in the Portuguese and Asian colonial contexts. Thus, the Luso-Asian element of the population and the ethnic elements which contributed to the establishment of a mixed society are analyzed.

Keywords: Macau - Orient - woman - slave - mixed ethnicities. Algumas negras africanas e numerosas escravas timorenses foram importadas mais tarde, contribuindo para a mistura racial.

Em , na sequência de queixas das autoridades chinesas contra os portugueses que compravam raparigas daquela etnia para suas criadas e as exportavam como escravas, foram estabelecidas sanções pelo vice-rei da Índia, Matias de Albuquerque.

Maioritariamente escravas, por isso despidas de quaisquer direitos, conseguiam por vezes a alforria pelo casamento ou pelo serviço, mas entravam também rapidamente em situações de subalternidade e marginalidade profundas. Desde o século XVI, praticava-se esse comércio em que se auferiam grandes lucros. Além disso, devido ao regime de monções a que deviam obedecer as viagens, uma grande parte dos homens ausentava-se de Macau por longos períodos, acentuando-se ainda mais a predominância feminina, em certas épocas do ano.

Naquela altura, a cidade estava empobrecida e vivia das viagens a Timor e a alguns portos da Índia, da Insulíndia e da Indochina, muito longe dos anos de riqueza que decaíram com o fim do século XVII. Em , um decreto de D. Nhons , nhonhona , nhim , aias e amas. Segundo Ana Maria Amaro, os nhons e nhonhona eram os descendentes dos portugueses do Reino, sendo as nhim as senhoras casadas e, habitualmente, de estatuto socioeconómico desafogado.

Havia, ainda, as aias , mulheres também lusodescendentes de classe social menos favorecida, que eram contratadas para damas de companhia das filhas das famílias mais ricas e que as acompanhavam quando elas se casavam, passando a fazer parte da sua nova família. Cativas e bichas. Algumas cativas foram colocadas em casas de antigas escravas alforriadas que tinham conseguido dispor dos dotes dos seus senhores para casar e traçar as suas próprias unidades familiares.

Mas, como a escrava Maria morreu, a Santa Casa herdou as casas de Lemos e vendeu depois em proveito próprio. Em , Maria de Torres resolve entregar à Santa Casa a importante quantia de 3.

Por isso, este processo concreto veio a demorar-se. As expressões genéricas tipológicas que temos vindo a utilizar param. Afilhadas e donzelas. Se o reconhecimento de descendências mais afastadas parece magnânimo às portas da morte, também se encontram testadores que decidem dotar a sua linhagem natural feminina de Macau, num gesto de maior coragem social.

Falecido a 30 de setembro de , Belchior de Barros Pereira dirigiu à Misericórdia o seu testamento, em , explicando que. Recolhidas e enjeitadas. Muito menos regularmente, algumas das filhas segundas da grande burguesia comercial de Macau recebiam dotes para entrar na clausura do mosteiro de Santa Clara de Macau. Os mais importantes legados foram recebidos pela irmandade, significativamente, a partir da fortuna reunida pelo bispo D.

Falecido a 3 de fevereiro de , o mercador António José da Costa deixava à Mesa da Misericórdia 2. Maria I, destacando. Considerações finais. Como o infanticídio feminino era um procedimento vigente na China, muitos chineses, pressionados pela miséria, em vez de matarem as suas filhas, vendiam-nas aos portugueses.

Outros roubavam-nas ou compravam-nas aos seus conterrâneos para as revenderem em Macau. A partir do século XVIII, a cidade, em determinadas épocas, encontrava-se decaída e, gradualmente, passou a viver das viagens a Timor e a alguns portos da Índia, da Insulíndia e da Indochina, muito longe dos anos de riqueza que decaíram com o fim do século XVII.

Entretanto, somente pela lei de 23 de fevereiro de se extinguiu, oficialmente, a escravatura em todos os domínios portugueses. Texto recebido em 18 de fevereiro de Aprovado em 15 de julho de Macau: ICM, , pp. Francisco de Mascarenhas", Mss. Boxer ed. Era este o consenso de Macau: burgueses ricos e os mais conceituados, que monopolizavam os cargos municipais, decidindo questões administrativas e económicas. Seabra, A Misericórdia. Ler: Amaro, Filhos da terra. Macau: Tipografia Soi Sang , pp.

Testamento de Maria Gaya", fls. Veja-se, também, Teixeira, Macau e a sua diocese , v. Foi bispo de Macau entre e e governador interino entre e Admirador do Marquês de Pombal, foi erudito de relevo e defensor acérrimo do Padroado Português no Oriente. Maria Antónia Espadinha e Leonor de Seabra coords. Parte importante do dinheiro acumulado nesse período pelo bispado macaense tinha vindo directamente dos cofres dos jesuítas expulsos do território. Em , o bispo de Macau informava oficialmente o Papado possuir All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License.

Services on Demand Journal. Palavras-chave: Macau - Oriente - mulher - escrava - mestiçagens ABSTRACT In the last decades, interest in the history of Macau has grown but research into it has favored its political, institutional and diplomatic history. Nhons , nhonhona , nhim , aias e amas Segundo Ana Maria Amaro, os nhons e nhonhona eram os descendentes dos portugueses do Reino, sendo as nhim as senhoras casadas e, habitualmente, de estatuto socioeconómico desafogado.

Meninas e moças As expressões genéricas tipológicas que temos vindo a utilizar param. Falecido a 30 de setembro de , Belchior de Barros Pereira dirigiu à Misericórdia o seu testamento, em , explicando que [ Maria I, destacando [ How to cite this article.

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