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Uma menina de oito anos, de nariz arrebitado, que adora jabuticaba e tem como melhor amiga uma boneca de pano falante e divertida. As aventuras de Narizinho, Emília e Pedrinho para desvendar os mistérios do pó de pirlimpimpim podem ser baixadas gratuitamente em audiolivro. Para mais tarde, a ideia é oferecer ainda versões do livro em inglês e italiano.

Fonte: Pioneiro. No séc. XVI, surgiram os livros impressos, a partir da imprensa de Gutenberg. Leia a matéria completa em A Tarde. Texto Victória Gearini. Bem humoradas, as narrativas deste livro envolvem lobos, coelhos, leões, e claro, muitas aventuras.

Pedagoga destaca a importância do incentivo à leitura de livros infantis protagonizados por personagens femininas e indica 5 títulos que desenvolvem nas crianças valores e virtudes importantes, como ser guerreira, destemida, curiosa, questionadora e forte. Para evidenciar a universalidade e atemporalidade dessas narrativas, artistas brasileiros contemporâneos foram convidados a preparar ilustrações inéditas para o livro, que ganhou ares de item de colecionador.

Alexandre Camanho foi o escolhido para transformar em imagens as cenas pungentes de Perrault; Lelis, com suas aquarelas, deu forma ao universo de Andersen; e Renato Moriconi emprestou seus traços aos personagens sombrios dos Grimm. A descoberta da autonomia, o primeiro namorado, a mudança de escola -o primeiro assédio. Una de las principales razones es que no tienen acceso a recursos de lectura de calidad para esos primeros grados.

Su objetivo es proporcionar acceso a recursos de lectura gratuitos y de alta calidad para los primeros grados en idiomas que los niños utilizan y comprenden. Estas licencias impulsan la innovación y la creatividad, incluyendo la reutilización comercial. Tres cosas para terminar: 1 Es un magnífico recurso a tener en cuenta para proporcionar lecturas a los peques de la casa, del colegio o de la biblioteca.

O meio no qual a criança vive, ou seja, a oportunidade oferecida pela família como pela escola com os livros de literatura infantil, muito contribuem para seu desenvolvimento.

Sendo a leitura o caminho mais importante para chegar ao conhecimento, é fundamental que a criança se familiarize com os livros desde o primeiro ano de vida. Todo bebê nasce apto à fala, um processo natural do desenvolvimento humano, no entanto ninguém nasce leitor.

Para que isso aconteça é preciso incentivar o gosto pela leitura desde a creche. Quando lemos estamos exercitando a mente e aguçando nossa inteligência. Fonte: A Tribuna. Na pauta, trocas de ideias e de experiências sobre importância da literatura infantil e das brincadeiras como direitos essenciais da infância. Fonte: Cultura Abraça Campinas. Fonte: ABC Repórter. Escrito por Jessé Andarilho e com ilustrações de Ivy Nunes, o título se junta a outros 15 livros.

Fonte: Correio Braziliense. Seus contos no início do século XX tinham um perfil muito voltado para queixas. No entanto, ele criticava o culto ao estilo francês e defendia que o Brasil precisava mudar neste aspecto. E eu acabava associando ao sítio com minha residência. Ele também era um influenciador destas redes pois estava sempre escrevendo e publicando. É importante entender a sua obra como fonte.

Na sala de aula, eu vou usar esta obra de para compreender política, economia e a sociedade e como os homens pensavam mas nunca para dizer que aquilo condiz com o que pensamos hoje. Portanto, o professor precisa ser a ferramenta principal para que os alunos tenham um olhar crítico para qualquer tipo de documento. Escute, abaixo. Texto por Jaison Lorenceti. A data também é reservada para o Dia do Amigo.

O distanciamento social criou desafios para superar aspectos da quarentena. Porém, Suzana recomenda o toque e o envolvimento das crianças com os livros. Nós estamos falando, é claro, de Monteiro Lobato. Segundo o professor do departamento de letras da UFSCar e doutor em literatura, Wilson Alves Bezerra, Lobato é o grande ícone da literatura infantil brasileira. Ele foi um grande difusor da cultura com a revista do Brasil.

E ele foi o nosso primeiro grande autor de livros infantis, com a Emília, com o Sítio do Picapau Amarelo. Wilson Bezerra diz que é importante compreender o contexto em que a obras foram produzidas. O que a gente faz diante disso? Como estamos falando em Dia Nacional do Livro Infantil, o professor traz algumas dicas de leituras nesse momento de quarentena.

Além dessas dicas do professor Wilson Bezerra, quem quiser conferir as obras de Monteiro Lobato, é só acessar a biblioteca digital nacional do Rio de Janeiro. Fonte: FURG. Criado em tempo recorde pela educadora Mônica Correia Baptista em conjunto com onze ilustradores, livro explica com delicadeza o que é o coronavírus e como as crianças podem se cuidar.

Em formato de carta, a narrativa conta de forma delicada o que vem acontecendo no mundo, o que é o coronavírus e o que as crianças podem fazer para se proteger.

Fonte: Revista Crescer. Em que momento surgiu a ideia do projeto e por quê? A ideia das tirinhas surgiu em virtude de uma primeira mensagem que a gente quis passar sobre o crescimento exponencial do vírus. O retorno foi bacana e começamos a pensar em como tratar disso de uma forma mais suave para as criançsa. Autora de livros infantis sobre racismo e direitos humanos, Kiusam de Oliveira é também professora e se inspirou em sua própria experiência com o preconceito para escrever histórias.

A autora de livros infantis Kiusam de Oliveira, 54 anos, abraçou uma causa nada simples: tratar de temas espinhosos como racismo e direitos humanos de uma forma que crianças compreendam, se identifiquem e, o mais importante, se encantem. Em , publicou seu maior sucesso, O Mundo no Black Power de Tayó , em que questiona estereótipos racistas a partir do empoderamento de uma menina negra de 6 anos de idade. Você sofreu os preconceitos que combate hoje durante a sua infância em Santo André?

Conheci as marcas do racismo em uma escola de freiras perto de casa, para onde fui quando estava próxima de completar 6 anos. Um dia minha professora faltou e veio a diretora, ela era muito temida por nós.

Nisso ela pegou um tufo de papel higiênico e colocou dentro da minha boca. Aí ela saiu. Quando voltou, estava com todos os alunos da minha sala. Fui entender nesse dia. Como essas vivências influenciaram sua escolha pela carreira no magistério?

E pensar em projetos e ações a partir das falas e dos comportamentos das crianças, jovens e adultos em sala de aula. É preciso olhar para isso. Por que educar os professores faz parte da luta contra o racismo? Um estereótipo recorrente e reforçado na sala de aula.

Vou alisar meu cabelo, vou usar certo tipo de roupa, tentar ser discreta nas cores que é outro estereótipo. Escrevo desde criança.

Antes eu fazia garatujas, bolinhas, linhas. Com o tempo, aprendi a ler e a escrever, e aí comecei a trabalhar as letras dentro do modelo formal de escrita.

Assim registrei as coisas. Como as crianças reagem aos seus livros? Tem um vídeo que mostra um grupo de professoras trabalhando com o primeiro livro que eu lancei, Omo-Oba: Histórias de Princesas , e é notório perceber como as crianças receberam o livro naquela época.

Dei aula até o ano passado na Universidade Federal do Espírito Santo UFES , e recebia jovens com 25 anos, que relatavam que tinham acabado de se descobrir como negras. Por que escolheu trabalhar com eles? Ancestralidade é algo que é fundamental para qualquer origem étnico-racial, é um assunto visceral para todos e todas nós. Vivemos hoje em uma época de revisionismo e negacionismo histórico. Por que desconstruir o racismo é algo que ainda gera tantos embates e retrocessos?

Ao mesmo tempo, temos visto o tema entrar um pouco mais em pauta, aparecendo por exemplo no Oscar deste ano, cujo vencedor foi um curta justamente sobre black power. Que outros avanços você vê neste sentido? As redes sociais se tornaram grandes plataformas de visibilidade coletiva. Outro espaço é a universidade, que vem sendo acessada por negros e negras. Entendo que essa literatura que eu faço ajuda a criança negra a se reencontrar, a trazer esse encantamento ou reencantamento para seu corpo.

Eu, por exemplo, era uma criança amada dentro da minha casa e na minha família, todos meu achavam linda, diziam que eu tinha olhos lindos, nariz lindo, boca linda. Nós vivemos um tempo em que a literatura tem favorecido e proporcionado momentos dignos para que as crianças negras se reconheçam e se valorizem como tal. E isso é incrível. Puede ser una mera decoración o un expansión del texto. Es la versión del texto hecha por el ilustrador, es su propia interpretación.

Es la razón por la cual uno es socio activo en el libro y no un mero eco del autor. Podría inventar categorías pero hablaré sólo acerca de la que me interesa y hago bien: ilustración interpretativa. Esta supone un trabajo vigoroso con el escritor. A veces sucede que uno mismo es el escritor; entonces trabaja con uno mismo. En este caso la dificultad, la tensión y la alegría de este trabajo consiste en el equilibrio entre texto e imagen.

Debe dejarse espacio en el texto para que la ilustración cumpla su función. Luego, se puede regresar a las palabras y entonces dan lo mejor de sí y la imagen cobra toda su dimensión.

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