BDSM

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Marriage and model profession: conflicting or complementary projects? Este artigo analisa um grupo de pré-adolescentes pobres do interior mineiro que frequentaram um Curso de Modelo. Além disso, participar do curso e desfilar em ambientes frequentados pela elite se tornam estratégias de apresentar a filha à sociedade, ampliando o capital social familiar.

This paper analyses a group of poor pre-adolescents in a modeling course in Minas Gerais. Facing the erotic image of the profession, presented by the media, it seems paradoxical that the parents - who associate this career with prostitution - register the daughters in such a course, in apparent conflict with the family's religious morals. The course allows the acquisition of abilities and codes which do not belong to the family' class condition.

However, to participate in it and to model in events attended by the elite become a strategy to present the daughters to the society, enlarging the family's social capital. Essa estratégia, ao mesmo tempo em que transmite os ideais contemporâneos de beleza, cria fortes estereótipos quanto ao papel feminino Almeida, Era apenas o início de algo que só se tornaria, mais tarde, um fenômeno.

Além disso, disputam, por meio do corpo e da moda, status , prestígio e até mesmo a possibilidade de uma mobilidade social para si e para a família. Visando apreender algumas influências que o fenômeno das modelos exerce sobre pessoas que se encontram espacial e socialmente distantes das grandes plataformas de lançamento da moda, o universo pesquisado foi constituído por dez pré-adolescentes do sexo feminino com idades entre 9 e 12 anos, que frequentaram um curso de modelo e manequim na cidade de Viçosa, MG.

Cinco residiam na periferia pobre e três residiam em locais menos prestigiados do centro da cidade. Aí eu via as atrizes e modelos desfilando e falava: Nossa! Um dia eu quero ser modelo, eu quero desfilar na passarela eu quero As imagens das modelos na mídia exercem fascínio e encanto sobre as pré-adolescentes.

Daniela Cicarelli. O encantamento das pré-adolescentes com o mundo das modelos desperta para a possibilidade de obter fama e sucesso, o que as fascina. O sonho de tornar-se manequim e modelo: entre realizações e decepções. Assim, as pré-adolescentes almejam se tornarem famosas e reconhecidas.

Fez por fazer. Fez mais pra aprender Acho que de tudo se tira alguma coisa boa pra ser aproveitada na vida. Das cinco famílias que possuíam menor status socioeconômico, três demonstraram alimentar uma possibilidade de mobilidade social.

Além disso, elas aprendiam maneiras de se vestir "melhor" e de se portar em restaurantes e eventos sociais. Ela se esforçava para que a filha participasse dos desfiles e procurava comprar roupas nas melhores lojas da cidade, usando quase todo o seu rendimento como doméstica, conforme ela mesma afirmou:.

Era mais eu mesma que tinha interesse. Assim que eu a coloquei, ela passou a ter interesse em ser modelo. Eu a coloquei mais pra fazer esse curso porque todo mundo comentava que ela era muito bonita. Mas quando aparecer uma outra oportunidade, eu tenho coragem de levar ela. O prêmio é 3. Alguns depoimentos evidenciam como as pré-adolescentes e seus familiares interpretavam e reagiam a essa realidade:. Meu pai gosta, sabe, de me ver evoluir Amanda, 12 anos.

Pra ir pra frente, teria que acompanhar a Amanda. Vai depender da pessoa que puder acompanhar, né? A diferença entre o universo social das modelos e o das meninas demonstra grande discrepância entre os sonhos "vendidos" pela mídia e a realidade das pré-adolescentes interioranas de baixo poder aquisitivo. Tem umas [roupas da moda] assim, que é mais difícil, as mais cara, assim É incrível! Quando ela vai passando assim, eu consigo.

Para ser modelo de passarela, é fundamental ter corpo magro e longilíneo estatura superior a 1, Informadas no curso sobre o biotipo exigido pelas agências, as pré-adolescentes aprendem a encontrar "defeitos" em seus corpos, como ressalta Helena:. Pra eu me achar bonita eu teria que mudar o meu cabelo assim, ser mais liso [ela tem cabelo crespo]. Eu precisava ter mais corpo, ou seja, mais peito e bunda. Acho meus pés horríveis e meu nariz, acho o meu nariz meio A professora do curso comenta sobre um concurso de beleza infantil em que havia uma menina "gordinha", que.

Com isso, as cinco pré-adolescentes que tinham os cabelos crespos ou anelados manifestaram o desejo de tê-los lisos. Expostas a um ideal coercitivo, que privilegia que o corpo "perfeito", ou seja, alto, magro e com cabelos lisos, as pré-adolescentes ficam insatisfeitas com o próprio corpo. Assim, participaram de concursos acreditando que, por terem feito o curso, iriam vencer.

No entanto, a realidade revelou-se muito diferente de seus sonhos e percepções, trazendo o receio de perdas futuras, como ressalta Helena:.

Você pode ser a menina mais feia assim, sabe? Eu achava muito bonito ganhar, todo mundo te aplaudir, ser conhecida. Eu tenho muito medo de perder de novo, foi muito ruim, sabe? Depois que eu cresci um pouco Sabe, que tem certas dificuldades como todo muito tem, entendeu?

Ser feliz só pros outros. Além da beleza, é exigido que a vencedora tenha uma "presença na passarela", que "domine a passarela". Como ressalta a própria professora:. Tinha uma tranquilidade na passarela, um andarzinho direitinho Na hora que entra na passarela, ela tem uma postura, um carisma O curso de modelo é um tipo de pedagogia cultural Silva, que ensina as meninas a compararem o seu próprio corpo com o "ideal de beleza" e, desde cedo, se sentirem "inadequadas", "feias", inferiorizadas e insatisfeitas com o seu corpo, além de encorajar a competitividade negativa entre as mulheres.

O curso de modelo acaba se configurando como "discursos regulatórios que formam o sujeito" Butler, , os quais fazem parte de um poder regulatório maior que opera sobre o gênero, produzindo e naturalizando noções de masculino e feminino. No entanto, a preferência é dada para as mais "experientes", devido à responsabilidade e ao compromisso que o trabalho exige.

Nenhuma pré-adolescente afirmou ter sido convidada para fazer algum trabalho como manequim ou modelo. Poucos desfiles eram realizados e, quando ocorriam, a família tinha que pagar para a filha desfilar. Assim, lamentaram que, ao invés de retorno, só havia despesas.

E tem a desvantagem de ter que ficar vendendo ingresso, pagando pra desfilar Frequentar um curso de manequim pode representar o início de uma nova fase de destaque social para as pré-adolescentes.

No entanto, com o passar do tempo, elas acabam se deparando com uma série de limitações materiais, humanas e financeiras. Sobre a moralidade familiar. Um exemplo disso é o uso de biquínis e roupas curtas e cavadas, apresentadas nas revistas de moda.

Agora, posar nua, nem sempre é só a modelo que faz isso. Em outras profissões tem aquelas que têm um corpo bonito que fazem isso. Eu sou contra posar nua. A pessoa faz isso pela grana. Tem que ser meio assim: o prazer com o dinheiro, né?

Em certa medida, mesmo diante da forte influência da mídia, eles se esforçam para preservar nas filhas os valores que privilegiam. A resposta requer considerar a moralidade no contexto da vizinhança, bem como a importância do casamento para essas famílias. As redes de sociabilidade e os sonhos quanto ao casamento. Como residem em um local onde todos na vizinhança se conhecem, a privacidade é extremamente reduzida e o anonimato quase impossível.

Segundo depoimento de alguns participantes, os vizinhos controlam a vida dos outros com a fofoca, o que pode colocar a moral familiar em risco. Ao frequentarem um curso de modelo, as pré-adolescentes adquiriam novos conhecimentos que as levavam a buscar uma nova forma de vestir e de se comportar. Entretanto, elas continuavam morando no mesmo local.

Assim, tinham que permanecer obedecendo às regras da vizinhança. As pessoas mais velhas falam mal dos outros. Elas ficam olhando a gente da janela. Se você traz uma pessoa na sua casa eles ficam perguntando, quem é a pessoa.

Acho que as pessoas têm que se valorizar mais. Às vezes fazem isso até pelo cachê. As roupas das filhas constituem aspecto bastante controlado pelos pais, visando preservar os valores que privilegiam. Iasmim comenta:. Ao falar sobre o projeto de ser modelo, algumas pré-adolescentes mencionaram o projeto do casamento, do vestido de noiva, da vida conjugal, dos filhos e da vida profissional. O princípio a ser seguido era que o "instinto materno" anulava o "instinto sexual".

O sentido atribuído ao casamento, ao cuidado com o lar e com a família é transmitido pelos pais e apropriados pelas filhas como destino manifesto da mulher, posicionando-as na trama das relações sociais e de gênero. Quando eu penso no meu futuro, vem na minha mente mesmo é eu vestida de noiva, eu desenhando o meu vestido. Que cor que pode ser? Entre as pré-adolescentes, parece que o sonho de entrar na igreja vestida de noiva tem um significado semelhante ao sonho de fazer sucesso na passarela da moda.

Enquanto as pré-adolescentes se imaginam vivendo a fama e o sucesso das modelos, os pais se preocupam com a possibilidade de suas filhas receberem convites para participar de cenas de erotismo e nudez algo interditado às suas filhas.

Considerações finais. Devido ao distanciamento entre a realidade e as imagens das modelos na mídia, a tentativa das pré-adolescentes de trabalhar como modelo revela ambivalências, contradições e tensões na família e na vizinhança.

O status preferencialmente considerado como feminino é definido pelo cuidado com o lar, os filhos e o corpo. Aí ela fez e gostou.

7 Comment

  • Fluvia Lacerda festeja primeira capa plus size da 'Playboy' ONU Brasil, 16 out. Entrevista com Mery, 35 anos, 1,68m e Kg, nov. Keywords: Body. Mas é difícil.
  • Outras pessoas foram endossando as informações, que eu mesma confirmava pelo que tinha observado no passeio até aquele ponto. Isto pelas mesmas justificativas da foto de capa. Apropriei-me da abordagem dialógica de Geertz , e questionei a autoridade monofônica do etnógrafo à qual eu aspirava: a ciência que pretende apenas representar culturas. Como fundamentam-se suas compreensões. Traducao Sónia Pereira Da Silva. Penso que isso tirou o foco da convidada.
  • Corpo, gênero e consumo no mercado de moda plus-size. Claro que sou sensual e também me acho sexy. Ariellen Domiciano, da Nenê de Vila Matilde, mostra truque p Fiz contato com uma das administradoras do grupo através do Messenger do Facebook In box , para explicar que a etapa de reconhecimento do espaço havia se encerrado e que, para dar sequência à pesquisa, dependia de que me conferissem sua anuência, através de um documento assinado. Saudações na forma costumeira e coloquial do grupo Sou membra do grupo e realizo uma pesquisa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, sobre como grupos de gordinhas tem impactado para as mulheres gordinhas. Aos meus deuses que se fortalecem ao me fortalecerem.
  • Ele seria humilhado. Magia e capitalismo. Cíntia e Carla resolveram descer, Marcos as acompanhou e eu permaneci no mezanino. Vai saindo um a um, cada um vai fazendo seus contatos até que acaba. By Viviane Camozzato. A família como espelho: um estudo sobre a moral dos pobres.

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