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Índice Ana Luísa Vilela Uma breve palavra prévia. Assim, encarrega-se Dionísio Vila Maior Un. Nova de Lisboa traz-nos abundantes e preciosas informações sobre duas pintoras: Mily Possoz e Ofélia Marques. Uma breve palavra prévia 11 mas sugestiva abordagem da poesia pré-romântica de Marceline Desbor- de-Valmore, elucidando sobre o que de especificamente feminino ou femi- nista essa poesia manifesta.

Sobre essa obra seminal e sobre a sua importância na cultura ocidental discorrem Edson Santos Silva e Wallas Jefferson de Lima. Cada uma a seu modo, e complementarmente, as três investigadoras resgatam autoras brasileiras e questionam perti- nentemente a história, os critérios e os parâmetros do estabelecimento do cânone. Essas narrativas elaboram um semblante que buscamos delinear.

Nesta perspectiva, as duas vozes poéticas assumem uma quebra desse paradigma e refe- rendam uma maneira transgressora porque colocam em primeiro lugar o self e o corpo como agentes atuantes dos espaços por onde transitam. E esse poema de Adélia traz a experiência de uma fruta que cicatriza velha ferida descomunal e mostra o desejo de mulher e com ele transgride a paulicéia desvairada que a reprime. Adélia coloca a revelia uma forma de semblante feminino que parece se esconder nas sombras, com medo das penalidades decorrentes de se mostrar mulher.

A realidade que aqui se mostra me faz lembrar o que diz Jacques-Alain Miller: El domingo pasado Colette Soler perguntó qué era para Lacan una verdadera mujer, expresión que efectivamente encontramos en varios lugares.

Hay una respuesta inmediata a la pergunta, una respuesta analítica. Una verdadera mujer, tal y como Lacan hace brillar su eventual ex-sistencia, es la que no tiene y hace algo con esse no tener. Bagagem, , p. De la naturaleza de los semblantes, Buenos Aires, Paidós, , p. Poesia Reunida, 9.

O amarelo engendra. Porém, é importante ainda expressar que a poética de Adélia é centrada em dois tipos de expressões: sobre os sentimentos e os sentidos. É de ferro a roda dentada dela 5.

Tudo assim, explicitado e assumido. É um sexo que a envolve, porém esta par- 4 Adélia Prado. Porém, é importante que se diga: o corpo se oferece como a carne do fruto, do- cemente. Da carne reconstituída do fruto — doce carne de amor — se refaz o sexo. Portanto, sua presença deveria ser apagada.

Adélia Prado. Eu suspiro por ele. Casar, ter filhos, foi tudo só um disfarce, recreio, 8 Op. Mas é a mim que maldigo, pois vive dentro de mim e talvez seja deus fazendo pantomimas. Quero ver Jonathan e com o mesmo forte desejo quero adorar, prostar-me, cantar com alta voz Panis Angelicus. Desde a juventude canto. Desde a juventude desejo e desejo a presença que para sempre me cale. As outras meninas bailavam, eu estacava querendo e só de querer vivi. Eu canto muito alto: Jonathan é Jesus.

A presença masculina revela Jonathan, o objeto do querer. Para o estudioso, existe uma continuidade, um duplo movimento, que liga as duas possibilidades de amar: do amor sagrado e do profano. O Pelicano, , p.

O Erotismo, 3. Houve, porém, no cristianismo, um duplo movimento. Nos seus fundamentos quis ele abrir-se às possibilidades dum amor que era princípio e fim. E eu procurei mover-me em torno das pegadas que os frutos deixam em sua obra poética.

Desse modo, o corpo é o lugar de sua sintaxe. Segundo David Le Breton, o corpo é um espaço onde as redes de significações, que perpassam a existência coletiva e individual, acontecem. É sentindo que a linguagem dessa poesia vai sendo composta. E, finalmente, a carne ressuscita livre, porém, agora possuída pelo amor, amor do corpo, amor Georges Bataille. Antropologia do corpo, , p. Terra de Santa Cruz, , p. Foi habitante de alguns séculos, nasceu em e faleceu em Nasci para escrever.

A escrita de Cora Coralina, com acento em torno de sua própria histó- ria, expõe a epiderme que vai se formando em volta dos seus qualitativos de mulher. É sobre essas habilidades que agora quero me debruçar; porém, antes gostaria de apresentar o que diz a pesquisadora Mary Del Priore19 , atra- vés de estudo, sobre as diversas representações acerca do feminino desde o Brasil Colônia até a contemporaneidade.

Meu livro de cordel, , pp. Começo com um dado importante levantado por Priore e que corres- ponde às representações do feminino que a poética de Coralina encarna. A pesquisadora começa seu estudo sobre o amor no Brasil a partir do Brasil Colônia.

Deste modo, a Literatura se colocou, também, como fonte mantenedora dos valores morais dirigidos à mulher. O segundo estudo ao qual me refiro podemos encon- trar com o título Pergaminhos de feminino desenvolvido a partir do livro Manuscritos de Felipa, de Adélia Prado.

Como vemos, um desmembramento para as duas condições relacionadas acima. A historiadora exemplifica os desvios aos padrões morais e sexuais sobre os quais estavam circunscritos os corpos das mulheres por meio do es- tudo intitulado A dieta do amor, presente no mesmo livro de Del Priore. Ela diz: Especiarias estimulantes, reconfortantes, tonificantes e revigo- rantes ampliam a gama erótica dos prazeres — lógico, prazeres proibidos — da carne Aqui chego 22 Mary Del Priore.

História do Amor no Brasil, 2. Neste sentido, o corpo se revela por inteiro. Sentir e viver o que sente, ou sentir o que vive. Para se cozinhar bem, todo o corpo tem de estar presente: provando, cheirando e pensando nas etapas a serem seguidas. Nesse ínterim, o pensamento organiza as etapas e procedimentos a serem seguidos. O que uma e outra etapa indicam é a passagem do estado que para o antropólogo representa o lugar da Cultura em nossa sociedade. Ele diz: O triângulo cru-cozido-podre delimita um campo semântico.

Tampouco existe cru em estado puro: apenas certos alimentos podem ser consumidos nesse estado e, mesmo assim, contanto que tenham sido previamente lavados, descascados e cortados, ainda que nem sempre temperados. Mitológicas 3 , O estatuto da fome corresponde às variantes sociais que desvirtuam o ato universal que é o da comensalidade. É o que reflete, por esse caminho, o escritor russo Mikhail Bakhtin a partir das incursões acerca da obra de Rabelais.

A própria Cora nos faz essa referência no poema anteriormente citado quando diz: Meus versos têm relances de enxada, gume de foice e peso de machado. Cheiro de currais e gosto de terra. Mulher da roça eu o sou.

A memória como uma forma de instante-lampejo traz à baila as sensações em torno de momentos ligados à comida, em especial à doçaria. Segundo Cora Coralina, os doces marcam fortemente a presença da mulher.

Dentro de sua vasta rede de combinações se- 25 Mikhail Bakhtin. Cora Coralina. Cora Coralina, Quem É Você? Sou mulher como outra qualquer. Venho do século passado e trago comigo todas as idades. Nasci numa rebaixa de serra entre serras e morros. Numa cidade de onde levaram o ouro e deixaram as pedras. Aos meus anseios respondiam as escarpas agrestes. E eu fechada dentro da imensa serrania que se azulava na distância longínqua.

Numa ânsia de vida eu abria o vôo nas asas impossíveis do sonho. Venho do século passado. Mitológicas 3 , , p. Sendo assim, tenho a consciência de ser autêntica. Nasci para escrever, mas o meio, o tempo, as criaturas e fatores outros contramarcaram minha vida.

Preconceitos de classe. Preconceitos de cor e de família. Preconceitos econômicos. Férreos preconceitos sociais. Foi assim que cheguei a este livro sem referências a mencionar. Nenhum primeiro prêmio. Nenhum segundo lugar. Apenas a autenticidade da minha poesia arrancada aos pedaços do fundo da minha sensibilidade, e este anseio: procuro superar todos os dias minha própria personalidade www.

Luta, a palavra vibrante que levanta os fracos e determina os fortes.

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  • E eu tenho estimativas para o valor do estoque. OK era maldoso, mas eu reconheci a Courtney de tornozelos gordinhos de primeira. Sem que façam referência uma à outra, as três têm propostas semelhantes sobre a nova identidade feminina. Tampouco existe cru em estado puro: apenas certos alimentos podem ser consumidos nesse estado e, mesmo assim, contanto que tenham sido previamente lavados, descascados e cortados, ainda que nem sempre temperados. In a similar vein, we can perhaps briefly allude to the later case of Elisa Elliott whose name, like that of Sofia Nesbitt Cunha, suggests a distinctly British connection. Ele estava no limite.

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