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DOI - You don't talk about Fight Club: dialogues on cinema and psychoanalysis. Clube da Luta. In the present essay, the authors use David Fincher's Fight Club to explore the intertwining between cinema and psychoanalysis, trying to understand what makes this movie leave a mark on our culture. Our hypothesis is that Fight Club manages to enunciate something about adolescence, which stands out as one of the most expressive traits of contemporary subjectivation.

Adolescence, understood as a structuring time, is characterized by the exercise of an authorial position that is however postponed indefinitely as an effect of the very culture conformation. As so, we examine the difficulties of inscribing a unique mark as the spark for the anguish that flows throught Fight Club 's story and traps the contemporary subjects in the adolescent status.

Keywords : Psychoanalysis. Fight Club. La adolescencia, comprendida como un tiempo constituyente del sujeto, se expresa por el ensayo de una posición autoral que, sin embargo, muchas veces acaba indefinidamente postergada por la propia configuración de la cultura.

Club de la Lucha. Partimos, em nosso ensaio, com uma meta mais pretensiosa: tentar entender o que leva Clube da Luta a fazer marca em nossa cultura.

Enéas de Souza assinala que o roteiro de um filme constitui um "esqueleto que adquire carne, vida, beleza e arte somente quando posto em imagem" Souza, , p. Concordamos que, para o leitor desprevenido, talvez essa sinopse mostre-se difícil de acompanhar. Acompanhando Luciano Mattuela , podemos admitir:. As produções culturais [ Mattuela, Clube da Luta e a adolescência.

Isso tem duas consequências imediatas:. Assim, embora o termo "adolescente" designe certo tipo de indivíduo, o fenômeno "adolescência" atravessa a sociedade de um modo muito mais abrangente. Como assinala Calligaris , p. Retomamos o conceito de moratória introduzido por Erik Erikson 6 para problematizar o lugar em que a adolescência é colocada. Lembramos que o começo da história, em termos cronológicos, reside na insônia do narrador, que recorre a um médico para sanar sua agonia.

O médico sugere que o narrador visite grupos de ajuda para conhecer, aí sim, o sofrimento de verdade. Seguindo esse conselho, o narrador se torna um frequentador assíduo dos mais diversos grupos de apoio: parasitas do sangue, câncer testicular, demência.

Aqui traçamos o primeiro paralelo entre Clube da Luta e a adolescência. O emprego do narrador envolve avaliar se, para sua companhia, é menos oneroso realizar recalls de peças defeituosas ou pagar as despesas de acordos judiciais com as vítimas.

Explica o narrador: Eu era o coordenador do recall, e meu trabalho era aplicar a fórmula. Um carro novo da minha companhia parte de algum lugar viajando a 60 milhas por hora. O diferencial traseiro se trava. O carro bate e incinera com todos presos do lado de dentro. Multiplique o produto pelo valor médio dos acordos extrajudiciais, C.

Na mesma tônica, a saída para sua insônia reside no tempo compartilhado com portadores de doenças terminais. Hessel Joon B. Marla é salva por Tyler de uma tentativa desastrada de suicídio mediante Xanax. Chloe Rachel Singer , integrante de um dos grupos de apoio, eventualmente vem a falecer. É o corpo gozado, porém restringido em seu gozar; o corpo imaculado da infância, que idilicamente atravessa a existência sem produzir nenhuma cicatriz; enfim, o corpo dócil.

Este é o drama da passagem adolescente. Decifra-me ou te devoro. Weinmann, , p. Você é a merda do mundo ". Começamos pelo protagonista. Em nenhum momento do livro ou do filme, a personagem de Edward Norton é efetivamente nomeada. Entretanto a experiência da morte parece permitir o advento de um nome próprio. Hessel e Bob. O primeiro é abordado na saída do trabalho como parte de um "sacrifício humano". Com uma arma mirada para sua cabeça, tem a carteira e a vida revistadas.

Seu apartamento pequeno. Seu trabalho medíocre. Suas escolhas abandonadas. O que você queria ser, Raymond K. Hessel ", responde Tyler. No polo oposto, vemos Bob. Bob tem tetas de mulher, efeito colateral da terapia hormonal à qual se submeteu após ter seus testículos removidos. A morte concreta, deslocada de seu registro simbólico, permite o acesso a um nome próprio; mas ela exige ser visualizada, tocada, experimentada até o limite e eventualmente atravessada. Mas Ricky foi um deus por dez minutos enquanto surrava o maître de um restaurante local ".

Experiência e silêncio. Voltemos à adolescência, por um instante, tomando como guia as palavras de Calligaris:. E vai além, pontuando que "criar é reescrever o corpo de modo que possa ser reinscrito" Becker, , p. Na verdade, ele se converte em mais um elemento de uma série virtualmente infinita de bastiões caídos, ao lado da faculdade e do casamento:. Eu sou um garoto de 30 anos ". E nós estamos muito putos com isso ". De certa forma, é como se o tempo de enunciar-se ou seja, de inscrever-se na comunidade humana por meio de um ato singular, autoral fosse sistematicamente postergado pelas condições de pertença da própria cultura.

Arós, A. Clube da luta: sofrimentos radicais e sociedade contemporânea. Bauman, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. Becker, A. Benjamin, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura.

Calligaris, C. A adolescência. Endo, P. O adolescente: figura ilustre do contemporâneo. Estilos da Clínica , 14 27 , Fantini, J. Fincher, D. Freud, S. Rio de Janeiro: Imago. Texto original publicado em Moisés e o monoteísmo. Giongo, A. Da latência à adolescência: impasses diante do infantil.

Groppo, L. Estudos de Sociologia , 14 26 , Hausen, D. Porto Alegre: Movimento. Herrmann, F. Mattuela, L. Minerbo, M. Palahniuk, C. Clube da luta. Cassius Medauar, Trad. Souza, E. Porto Alegre: Artes e Ofícios.

Vanoye, F. Campinas: Papirus. Weinmann, A.

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  • Eu gostaria que meu filho fosse homossexual Também no HuffPost Brasil:. Isso tem duas consequências imediatas:. Aos 13 eu era também uma "menina mais madura do que as garotas da minha idade". Acompanhando Luciano Mattuela , podemos admitir: As produções culturais [ Eleições nos EUA. Freud, S. O beijo realmente só aconteceu quando uma delas literalmente me empurrou para os braços dele.

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