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To browse Academia. Skip to main content. Log In Sign Up. Download Free PDF. Christian Gonzatti. Ronaldo Henn. Cultura pop. Cultura digital. CDU: E foi através da incessante busca por palavras que eu aprendi a superar muitas barreiras que surgiram na minha trajetória. Toda bruxa ou bruxo que vê nessa magia uma possibilidade de transformar o mundo entra em uma jornada sem fim que advém da busca pelo conhecimento.

Como mulher, pobre, tendo que lidar com o alcoolismo e homens violentos, fico imaginando todas as barreiras que ela precisou enfrentar para criar sete crianças. Ser curioso e fazer muitas peguntas, deu- me acesso a muitos aspectos da sua história.

Isso também me impulsionou a sempre dar o melhor de mim. Ele é um mentor, capaz de ensinar as pessoas mais sobre elas mesmas do que elas jamais souberam. Foi muito confortante ter, durante todo o processo de pesquisa que me trouxe até aqui, um orientador que nunca me diminuiu, que ficava orgulhoso das minhas conquistas, sempre acreditando nas minhas ideias e me incentivando a arriscar e ser eu mesmo — uma força onipresente que atua sobre a minha incessante ansiedade em buscar conhecimento.

Meu namorado e melhor amigo, Guilherme Ganc, é o meu porto de segurança para muitos aspectos da minha vida. Daquele momento em diante, nossas semelhanças e conversas nunca terminaram. Tudo isso contribuiu para essa pesquisa pudesse ser desenvolvida. À professora Maria Clara Aquino Bittencourt, por todas as parcerias e artigos desenvolvidos durante o mestrado. Busco nas transformações e nos desdobramentos históricos do jornalismo a maneira como as lógicas do pop foram se implicando nele.

O Papel Pop, no que se refere à cobertura noticiosa, movimenta-se através de todos esses focos, estando alocado no que eu entendi como uma macrotegoria: a cobertura da cultura pop de uma maneira mais ampla e geral. Elas sinalizam a maneira como o jornalismo pop do Papel Pop configura-se como uma territorialidade semiótica singular na cobertura da cultura pop, que rompe com pressupostos do masculino que atravessam o jornalismo hegemônico e que vai além da feminilidade que pode ser associada ao jornalismo cultural, sendo, portanto, queer.

Palavras-chave: Jornalismo. I seek in the transformations and historical developments of journalism the way in which the logics of pop have been implied in him. I propose, therefore, a specific journalistic perspective to understand these dynamics, pop journalism: aimed at the coverage of pop culture, setting forth events engendered by an intensely mediatic and commercial logic, but that does not end there.

The Papel Pop, as far as news coverage is concerned, moves through all these focuses, being allotted in what I understood as a macrotegory: the coverage of pop culture in a broader and more general way.

However, there is a predominance of female pop music in stories and news, just as the editorial body also refers to dissident markers of heterosexual masculinity cis. Aiming to unfold the senses triggered by the pop journalism in question, I turn to the methodology of the Analysis of Sense Construction in Digital Networks, which has as a presupposition the movements of mapping of semiotic processes in the network, the elaboration of sense constellations and the development of inferences about they.

Key-words: Journalism. Pop culture. Digital culture. Assim, o trabalho desenvolvido aqui pretende- se aliar a essa perspectiva como uma forma de visibilizar a feminilidade na academia. HENN, , p. O Papel Pop5 apresenta-se como um dos maiores e mais importantes veículos jornalísticos de cultura pop no Brasil. Para finalidades quantitativas, foi verificado, no dia 17 de agosto de que a plataforma possuía mais de mil curtidas no Facebook, mais de mil seguidores no Twitter e mil no Instagram.

Redes sociais existem muito antes da internet e podem ser compreendidas como as conexões de sociabilidade entre grupos e comunidades. Assim, o termo bicha e viado podem ser ressignificados e passarem de um sentido pejorativo para algo positivo em determinados contextos. É o que acontece no programa e que é potencializado pelas linguagens que emergem em comunidades queer das redes digitais.

Acesso: 29 jan. Acesso em: 17 ago. Assim, tomo como objetivo geral: -Entender, considerando sentidos específicos acionadas pelo jornalismo do Papel Pop, relações da cultura pop com os estudos queer. Primeiro com um amigo e uma amiga vizinhos e depois, aos doze anos, quando ganhei meu primeiro computador, em fóruns, grupos e sites na internet. Acesso: 06 nov. O consumo de Harry Potter, e de outras produções da cultura pop, eram vistos como indícios de que eu poderia ser um desviado por ele e por colegas.

Foi nesse período, também, que desenvolvi um trabalho para a feira de ciências da E. Em , entrei na Escola Técnica Estadual Frederico Guilherme Schmidt, que, quase integralmente, é frequentada por meninos. No mesmo período, a série musical Glee estreou no Brasil. Entre as protagonistas, havia um adolescente gay, Kurt, interpretado por Chris Colfer, que passava por uma série de situações homofóbicas.

A série-musical tinha ela terminou em como foco um clube do coral da escola estadunidense Mckinley High, o New Directions. O diferencial? Acesso em: 29 jan. O jornalismo pop atravessa experiências diversas, constituindo matrizes de sociabilidade que podem nos ajudar compreender diferentes processos.

O pop também constrói resistências. Para a monografia, foram estudadas referências em torno do entretenimento e do acontecimento. Acesso: 17 ago. De janeiro de a abril de , foram mortes, quatro vezes a mais que no México, segundo país com mais casos registrados. BENTO, , p. Acesso em: 06 nov.

Acesso: 10 jan. Acesso em: 09 nov. Outras referências emergem das disciplinas do mestrado, do LIC e de cursos que realizei entre e A pesquisa insider é desenvolvida a partir da autoetnografia, que a autora compreende [ Nesse sentido, destaco a maior presença de acontecimentos que diferem muito do que o jornalismo tradicional enquadraria a partir de critérios de noticiabilidade e que, por estarem articulados potencialmente à cultura pop, constituem um jornalismo pop.

A entrevista ajudou a perceber com maior propriedade alguns aspectos referentes ao jornalismo do Papel Pop. Para contextualizar as particularidades feministas que, ao meu olhar, podem se articular ao queer, trabalho com Roxane Gay , Kimberle Crenshaw , Branca Moreira Alves e Jacqueline Pitanguy , Margaret Mead , Simone de Beauvoir e Joan Scott , entre outras.

As abordagens propostas por Thiago Soares , p. Ao falar de pop, é importante também trazer um recorte conceitual sobre o entretenimento. Em concordância com Soares , p. Portanto, pensar o consumo dessa forma cultural vai além de pressupostos de uma lógica mercadológica. Alguns acadêmicos apresentam dificuldades em analisar o fandom quando o processo é feito com distanciamento, alertando para os perigos da cultura pop JENKINS, Os desvios, nesse contexto, também geram punições.

Acesso: 21 ago. A imprensa se torna massiva, portanto, quando rompe com o círculo letrado e com a matriz cultural dominante através dessas dinâmicas. O entretenimento, nesse contexto, torna-se um valor-notícia. No decorrer do século XX, essas características dos modelos, principalmente, estadunidense e inglês, acabam tornando-se dominantes no Ocidente.

Neal Gabler , p. Narra, assim, o surgimento da imprensa barata, penny press, e da marrom, yellow press, que desenvolviam uma forma de jornalismo marcada como sensacionalista e até mesmo enganosa.

Por quê? É a era da reprodutibilidade técnica, da qual fala Walter Benjamin : as obras passam a ser produtos culturais, deixando os salões e sendo reproduzidas em larga escala.

É neste momento que um jornalismo cultural começa a se fazer latente. Nesse sentido, selecionar, hierarquizar, apontar o que é mero entretenimento e o que pode trazer em si aspectos de uma arte mais erudita, reflexiva, aparece como enfoque do jornalismo cultural. O foco, aqui, no entanto, é trazer algumas características e perspectivas dessa especialidade jornalística que se diferenciam do que, como pretendo demonstrar, faz um jornalismo que traz em si as marcas do pop.

Franthiesco Ballerini traça uma história da crítica cultural, que ganhou força no século 18, tendo como foco principalmente a literatura, e tinha como objetivo legitimar uma cultura burguesa. Ou mostrar, com argumentos sólidos, reflexivos e sedutores, o vazio artístico do tal quinto filme da franquia, sem medo de desagradar a ninguém. Paulo e O Estado de S. O papel de hierarquizar, julgar e visibilizar temas e agentes do jornalismo cultural choca-se com o pop.

Daniel Piza , p. O autor coloca: [.. PIZA, , p. Todd Gitlin , p. Nesse sentido, para McLuhan , p. David K. Maria Aparecida Pinto traz as sob sisters como percursoras do que viria a se constituir como um jornalismo de celebridades ou cor-de-rosa. Thaw, acusado do assassinato do amante de sua esposa. A autora também traz a historicidade de adjetivações relacionadas ao jornalismo de celebridades. Coloca, ainda, que O jornalismo escandaloso é um perverso enteado da cultura da liberdade.

LLOSA, , p. O senso comum hegemônico, que inclui também jornalistas, costuma perceber a notícia como um reflexo do real, acreditando que o jornalismo fornece relatos verdadeiros dos acontecimentos.

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  • Stonewall Riots. Olha só que maravilhoso: 4. Belo Horizonte: Autêntica Editora, b. Sexo e temperamento. I seek in the transformations and historical developments of journalism the way in which the logics of pop have been implied in him.

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