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To browse Academia. Skip to main content. Log In Sign Up. Download Free PDF. Contos de Fadas - Angela Carter. Thalisson Fróes. Você pode encontrar mais obras em nosso site: LeLivros.

Título original: Angela Carter's book of fairy tales. Livro convertido de epub. Rua Bandeira Paulista, , cj. Cerca de um mês antes de sua morte, em fevereiro de , Angela Carter estava no Brompton Hospital, em Londres. Os originais da segunda coletânea repousavam em sua cama. Sua fidelidade para conosco era ilimitada. E ela trabalhou no livro até poucas semanas antes de sua morte. Shahrukh Husain, editora de The Virago book of witches, valeu-se de seu vasto conhecimento de folclore e contos de fadas para completar as notas, incorporando observações e notas espalhadas pelos arquivos da própria Angela Carter.

Até meados do século XIX, a maioria dos europeus pobres era analfabeta ou semi-analfabeta, e a maioria dos europeus era pobre.

A prosperidade do Ocidente é muito recente. O fato de serem escritas — e, sobretudo, impressas — faz que essas histórias sejam preservadas e também inexoravelmente alteradas. Reuni para este livro algumas histórias colhidas de fontes publicadas. Elas representam uma linha de continuidade com um passado que, em muitos aspectos, agora nos é estranho, e a cada dia se torna ainda mais estranho.

Quando eu era menina, achava que tudo o que William Blake dizia era sagrado, mas agora que estou mais velha e mais vivida, leio seus aforismos com o afetuoso ceticismo que merecem as exortações de um homem que afirmava ter visto o enterro de uma fada.

À medida que o passado fica cada vez mais diferente do presente, distanciando-se ainda mais rapidamente nos países em desenvolvimento do que nos desenvolvidos, industrializados, precisamos saber quem fomos de maneira mais precisa, para poder conceber o que haveremos de ser. Podemos saber o nome e o gênero de determinado indivíduo que conta determinada história simplesmente porque a pessoa que o recolheu o anotou, mas nunca poderemos saber o nome da pessoa que inventou a história.

Quem teria inventado as almôndegas? Em que país? Existe uma receita definitiva para a sopa de batata? Segundo Vladimir Propp, "na maioria das línguas, a palavra tale [história, conto] é sinônimo de 'mentira' ou 'falsidade'".

Quem conta um conto aumenta um ponto. Muito verossímil. A "história de velhas comadres" certamente deixa patente sua inverossimilhança. Às crianças que contam mentiras costumamos dizer: "Deixe de histórias".

Entretanto, as crianças dadas a invencionices, como as "histórias de velhas comadres", tendem a ser mais pródigas que econômicas no que diz respeito à veracidade. Muitas vezes, como no caso das inverdades das crianças, somos também levados a admirar a inventividade pela própria inventividade. Logo havia um bocado deles. Aí vem um exército vermelho, ainda com os cordões umbilicais pendurados". E esta: "Senhorinha, senhorinha", diziam os meninos.

Essas histórias têm apenas uma coisa em comum: todas giram em torno de uma protagonista. Expectativas, hesitações, desejo de agradar.

Ela podia falar com o marido em particular". Mas uma história deste livro, "Como um marido curou a esposa viciada em contos de fadas", mostra em que medida os contos de fadas podiam modificar os desejos de uma mulher, e o quanto um homem podia temer essa mudança e fazer o que estivesse a seu alcance para privar sua mulher do prazer, como se o próprio prazer ameaçasse sua autoridade. O que evidentemente era o caso. E ainda é. A coletânea espelha-se nas antologias organizadas por Andrew Lang na virada do século passado, que outrora me deram tanta alegria: Os Livros dos Contos de Fadas Vermelho, Azul, Roxo, Verde, Verde-oliva e assim por diante, abrangendo todo espectro, coletâneas de contos de muitos países.

Veja a sexta parte, "Famílias infelizes". Numa sociedade monogâmica, o sentido do casamento difere do sentido que lhe atribui a sociedade poligâmica. Mesmo uma mudança de narrador pode acarretar uma mudança de sentido. A história "A peluda" foi contada originalmente por um chefe de escoteiros de vinte e nove anos a outro jovem. Dorson recolheu, de afro-americanos, histórias que mesclam elementos africanos e europeus para criar algo distinto.

Entretanto, uma das histórias, "A feiticeira-gata", era bastante conhecida na Europa, pelo menos desde os processos contra lobisomens na França do século XVI. Mas o contexto muda tudo. Exércitos invasores se fizeram acompanhar por contadores de histórias. O próprio termo folklore só foi cunhado em , quando William J.

Thomas juntou os "dois termos saxões" para substituir termos imprecisos e vagos como "literatura popular" e "antiguidades populares", e isso sem se valer de raízes gregas e latinas alheias. Seu livro Contos de fadas para crianças tornou-se o segundo mais popular e difundido entre os volumes que circulavam na Alemanha por mais de um século, superado apenas pela Bíblia. Em meados do século XIX, J. Campbell foi às Highlands para registrar e preservar histórias antigas em gaélico escocês, antes que a maré montante da língua inglesa as eliminasse.

Yeats organizou uma famosa antologia de contos de fadas irlandeses. Campbell registrou por escrito em gaélico escocês e traduziu de forma literal.

Ele achava que fazer ajustes nas histórias era, segundo suas palavras, colocar lantejoulas num dinossauro. Suprimir expressões "pesadas" era um passatempo comum no século XIX, parte do projeto de transformar o divertimento universal dos pobres no refinado passatempo da burguesia, e especialmente das crianças burguesas.

É claro que a personalidade do compilador, do tradutor, ou do editor, fatalmente intervém, muitas vezes de forma inconsciente. Espera-se que mulheres pensem numa família Ver "Por um punhado de miolos" e empreendam viagens épicas "A leste do sol e a oeste da lua".

Na parte denominada "Mulheres espertas, jovens astuciosas e estratagemas desesperados", pode-se ver de que maneira as mulheres lutaram para abrir o próprio caminho. As histórias da sexta parte, "Famílias infelizes", tocam diretamente o âmago da experiência humana.

Cruze os dedos, bata na madeira. Em "As três medidas de sal", o narrador afirma pomposamente: "naquele tempo todo mundo era rei". O conto de fadas, como narrativa, tem muito menos em comum com as formas burguesas do romance e do longa- metragem do que com as formas populares, principalmente com os romances ditos "femininos". O conto de fadas precisou oferecer essas facilidades para sobreviver.

Ele sobrevive nos dias de hoje porque se transformou num meio para o mexerico, a anedota, o boato. John Berger descreve isso em termos ficcionais em sua trilogia Into their labours. Às vezes essa crença é correta. Com plena consciência do que estava fazendo, ele descreveu um estilo de vida no instante mesmo em que se anunciavam profundas mudanças. Ela era capaz de matar uma foca só esmurrando sua cabeça. Conseguia rasgar em pedaços uma raposa ou uma lebre.

Às vezes essa Sermerssuaq exibia o próprio clitóris. Assim como sua dona, a galinha era bastante idosa e muito boa de serviço: todo dia ela botava um ovo. A velha tinha um vizinho, um velho desgraçado que roubava o ovo quando ela saía. Quando a viram, correram-lhe ao encontro para perguntar aonde estava indo. Ela lhes contou o que estava acontecendo. Ainda de muito longe ela ouviu o som raivoso dele, e as suas pernas fraquejaram de medo.

Quando o rio a viu, também lhe perguntou, na sua voz brutal e furiosa, onde estava indo. Ela lhe contou o que tinha para contar. E assim ela prosseguiu seu caminho e chegou a uma pedra gigantesca; havia muitos e muitos anos pendurada, sem poder cair nem deixar de cair. Ao chegar ao cume da montanha, ela viu o Sol Imortal penteando a barba com seu pente de ouro.

A velha lhe contou o quanto vinha sofrendo por causa dos ovos da sua galinha: "E eu me jogo a seus pés e imploro", ela disse. Deixe-o à mercê de Deus, e o homem vai receber o que merece". O rio me pediu: 'Pergunte sobre mim; que devo fazer para correr tranquilo? No caminho, ela chegou à pedra, que a estava esperando como se tivesse cinco olhos.

Seguindo seu caminho, ela chegou próximo ao rio, e pelo barulho que ele fazia a velha percebeu o quanto estava agitado e esperando que ela lhe contasse o que o Sol lhe dissera. Logo que as viu, a velha foi se sentar com elas e lhes explicou que deveriam fazer o que o Sol Imortal recomendara.

Todos vinham pedi-las em casamento. Quanto à velha que nunca conseguia se esquentar, ela deu dois de seus casacos de pele para benefício de sua alma, e imediatamente se sentiu aquecida. O rio e a pedra tiraram cada um a vida de um homem, e encontraram a paz. Ao voltar para casa, a velha encontrou o velho à beira da morte. Depois disso os ovos nunca mais sumiram, e a velha continuou a comê-los até a morte, e, quando ela morreu, a galinha morreu também.

O senhor Fox inglês Lady Mary era jovem, lady Mary era bela. Mas, de todos eles, o mais corajoso e garboso era certo senhor Fox, que ela conhecera quando estava na casa de campo do seu pai. Ninguém sabia quem era o senhor Fox; mas com certeza ele era corajoso e certamente rico, e, de todos os seus pretendentes, lady Mary só se importava mesmo com ele. Lady Mary perguntou ao senhor Fox onde iam morar, e ele lhe descreveu seu castelo, e foi só.

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  • A mulher que se casou com a esposa do filho inuíte Houve uma vez uma velha que desejou a bela e jovem esposa do seu filho. Parou de costurar. Bem, ela se sentiu péssima. Em 30 de dezembro de , Ângela e Doca brigaram, e ele a matou com quatro tiros de uma arma da marca Beretta. Filhos de famosos. Quando ele partiu, ela também saiu por outro caminho, pegou um navio e chegou a Egina antes dele.

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